sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A republica da Espada- Por quê esse nome?








Ficou assim conhecida por ser o periodo em que o Brasil viveu sua primeira ditadura militar, com os Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto a frente do país, sendo responsaveis pelas decisoes da naçao.
Na noite de 15 de novembro de 1889, formou-se o governo provisório republicano para dirigir o país.O novo governo, organizado por grupos sociais que promoveram a Republica - militares, cafeicultores e profissionais liberais - era liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que deixara de ser monarquista ás vésperas do golpe republicano. Nesse momento, foi elaborado o documento onde proclamava as decisoes tomadas pelo novo governo, bem como suas intenções e objetivos.
Entre as primeiras providencias tomadas, foram:

- Insituiçao do Federalismo -> as provincias brasileiras foram transformadas em estados-membros da federaçao, com isso teriam maior autonomia administrativa el relaçao ao governo federal, cuja sede recebeu o nome de Distrito Federal, que era situado no Rio de Janeiro, tornando-se a capital da república.

-Separaçao da Igreja do Estado -> foi extinto o regime de padroado, por meio do qual o Estado controlava a Igreja Católica no país, e o catolicismo deixou de ser a religiao oficial do Estado. Como resultado, foram criados o registro civil de nascimento e o casamento civil.

-Criaçao de novos símbolos nacionais -> para substituir os simbolos da monarquia, foi criado a banderia nacional com o lema "Ordem e Progresso"; teve esse lema na origem da filosofia do pensador francês Auguste Comte ( 1798-1857), que pregava o "amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim".

- Promulgaçao da lei da grande naturalizaçao -> Foi decretada uma lei, em 1890, que declarava os estangeiros residentes no Brasil como cidadaos brasileiros, para amenizar o sentimento antilusitano de boa parte da populaçao brasileira.

Depois da nova constituiçao que houve em 15 de novembro de 1890, promulgada no dia 24 de fevereiro de 1891, Marechal Deodoro candidatou-se a presidencia, com o apoio dos militares,que pressionaram as açoes do Congresso ( antiga Assembleia Consituinte), venceu as eleiçoes;o vice-presidente da chapa de Deodoro perdeu a eleição par Floriano Peixoto.
Marechal Deodoro governou apenas no ano de 1891, onde no dia 23 de novembro do mesmo ano, foi substituito pelo vice, Floriano Peixoto. O motivo foi por que Deodoro nao conseguiu apoio politico necessario para governar o país com tranquilidade; sofria imposiçao dos cafeicultores de Sao Paulo, que dispunham de vários representantes no Congresso Nacional. Com isso, Deodoro decidiu fechar o Congresso e prender seus principais líderes,em atitude de grave desrespeito a Constituiçao.Houve uma grande contestaçao ao governo de Deodoro , chegando ao auge dos trabalhadores da Estrada de Ferro Central do Brasil entrarem de greve, onde, ao mesmo tempo, ocorria as ameaças de bombardeio  com navios de guerra ancorados no porto ,no Rio de Janeiro , por parte dos membros da Marinha, liderados pelo Almirante Custódio Jose de Melo ( onde ficou conhecida como Primeira Revolta da Armada).

De 1891 a 1894, quem governou o país foi o Marechal Floriano Peixoto, onde ficou conhecido como "Marechal de Ferro", por sua face autoritária.Por conta de sua estimulaçao a industrializaçao, passou a ser desafeto dos fazendeiros tradicionais, defensores da vocaçao agrícola do país. Por sua autoritaria, 13 generais enviaram uma carta , exigindo a convocaçao de novas eleições presidencias, que só assim haveria de se ter de volta, a tranquilidade  interna da naçao e o prestigio internacional do país. Por conta dessa carta, Floriano puniu os 13 militares, afastando-os das Forças Armadas, o que motivou a segunda Revolta da Armada, que ocorreu em setembro de 1893, liderado novamenteo pelo almirante Custódio Jose de Melo.

Muitas de suas decisões tinha como objetivo conquistar a grande população, o que de certa forma Floriano conseguiu. Ao obter a simpatia dessa parcela da povo, ele iniciou a consolidação da república, porém, logo de cara teve que enfrentar várias batalhas, entre elas a Revolução Federalista, que ocorreu no Rio Grande do Sul. Esta Revolução só veio ter fim quando o governo de Floriano já havia acabado, em 1895, tendo o exército republicano vitorioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário