quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Debret : história e impressoes de suas obras



Na Europa, , Jean Baptiste Debret notabilizava-se como um pintor neoclássico e realizava diversos quadros tendo como tema Napoleao Bonaparte. Com a queda de Bonaparte, Debret perdeu o seu principal mecenas, o que motivou a integrar a Missao Artística Francesa, que chegaria ao Brasil em 1816.
Alem da pintura histórica, genero que ajudou a consolidar no Brasil, Debret realizou diversas obras de temas  cotidianos.Entre suas obras, retrata diversas cerimonias de monarquia, perpetuando a imagem da corte portuguesa no Brasil.
Em gravuras,litogravuras e aquarelas, Debret documenta os costumes dos indios brasileiros, com seus vistosos e exoticos acessorios.
Viveu 15 anos no Brasil ( ate 1831) onde organizou sua grande obra: o livro ilustrado Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil. Nesta obra, ele apresenta diversas pinturas sobre o povo brasileiro, paisagens, sociedade, cultura e arquitetura.
As principais caracteristicas de Debret sao:
  • Estilo Romântico 
  • Pinturas retratadas na França com temas religiosos, bélicos e ligados ao imperador Napoleao Bonaparte
  • Com cores vivas, suas aquarelas mostram sentimentos e emoções das figuras retratadas.
  • O individualismo
  • Detalhista

Para entender:
NEOCLASSICISMO -> Movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII que teve larga influencia na arte e cultura de todo o ocidente até meados do século XIX. Teve como base os ideais do Iluminismo ( que defendia a criaçao de escolas para que o povo fosse educado e a liberdade religiosa) e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade clássica, advogando os principios da moderaçao,equilibrio e idealismo como uma reaçao contra os excessos decorativistas e dramaticos do Barroco e Rococó.

MISSAO ARTISTICA FRANCESA -> Foi um grupo de artistas e ártifices franceses que se deslocaram para o Brasil no inicio do século XIX, que revolucionou o panorama das Belas Artes no país, introduzindo o sistema de ensino acadêmico e fortalecendo o neoclassicismo que ali estava iniciando seu aparecimento.


BRASIL E A MOSTRA DE SUA SOFRIDAO.

Debret é e continuará sendo um ótimo artista, mas uma coisa me chama atençao: a quantidade de quadros que mostram os negros enquanto escravos. Nota-se que até as expressoes sao perceptiveis em cada figuram mostrando seu sentimento ali, naquele momento vivenciado.
Um dos quadros que  chama bastante atenção é este,  que demostra uma das formas em que os escravos eram submetidos a punição. 



Desde a serventia dos escravos até mesmo suas punições, Debret presenciou muitos momentos violentos para realizar a documentaçao de forma artistica. E apesar dele ser destacado por obras que revelem a monarquia portuguesa no Brasil, ele mais se destacou em msotrar o lado obscuro que o Brasil vivia, que era a escravidao de negros e indios.Nao havia como negar a miscigenaçao das tribos indigenas e negras, e Debret soube mostrar isso claramente com suas aquarelas vívidas, que inspiram exatamente os sentimentos daquela época:







Nenhum comentário:

Postar um comentário